domingo, 17 de junho de 2012


Jovem ciclista morre arrastado por carro na Marginal

Carro da empresa dirigido pelo autor ficou com para-choque e vidro quebrados (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A volta para casa do jovem José Augusto Batista Saturnino, 19, foi interrompida bruscamente na noite de quinta-feira (14), quando ele percorria de bicicleta o trajeto entre o serviço e sua casa, pela avenida Dona Renata (Marginal), sentido Jardim Cândida, por volta das 23h30. Ele foi arrastado dezenas de metros por um carro com adesivo de uma empresa que presta serviços à Vivo (Grupo Telefônica) e morreu no local.
Diz o Boletim de Ocorrência que Saturnino trafegava pela Marginal, atrás de um colega de trabalho, também de bicicleta, quando entre a saída do Residencial Samantha e a avenida Fábio da Silva Prado, um Uno ano 2010 atingiu a traseira do meio de transporte, que foi arrastado, segundo testemunhas, por cerca de 50 metros. O veículo levava uma escada no bagageiro, utilizada para reparos na rede de telefonia, que também teria atingido o rapaz.
O Resgate do Corpo de Bombeiros foi ao local, mas o jovem já havia morrido. No chão havia muito sangue, assim como na ponta da escada, no para-brisas e no teto do carro. Segundo relato do amigo da vítima em depoimento à Polícia Civil, ambos pedalavam junto à calçada, quando em certo momento ouviu forte barulho de freada e o impacto, vendo o carro passando por ele em seguida.
Quando viu que o colega de trabalho havia sido arrastado, pediu socorro na delegacia. O Resgate do Corpo de Bombeiros foi ao local, mas o jovem já havia morrido. No chão havia muito sangue, assim como na ponta da escada, no para-brisas e no teto do carro. Ele disse, ainda, que pelo barulho e pelas marcas de freada, acredita que estava em alta velocidade.
Segundo os policiais militares que atenderam a ocorrência, o motorista do veículo, 38, que trabalha como eletricista e dirigia o carro da empresa Tel Comunicações, aparentava estar embriagado. Contudo, ele não quis fornecer sangue para exame de dosagem alcoólica, tampouco soprar o bafômetro. Um dos pms disse em depoimento que o autor exalava odor etílico, cambaleava ao andar e dizia palavras desconexas.
Por este motivo, a Polícia Militar elaborou Termo de Sinais Notórios e o delegado de plantão, Tabajara Zuliani dos Santos, determinou a prisão em flagrante do autor por crime de homicídio culposo, conforme o artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro, passando a noite em uma cela de triagem da Delegacia do Município.
Foi arbitrada fiança de dez salários mínimos (R$ 6.220), que foi paga na manhã de ontem (15), motivo pelo qual o indivíduo foi solto.
Rapaz era filho único
José Augusto era filho único e morava com a mãe e o avô na rua Mário Silva, no Jardim Pedras Preciosas. Segundo familiares há um ano o rapaz trabalhava no centro esportivo Orimad, no Jardim Santa Marta, seu primeiro emprego. Diariamente, fazia o mesmo trajeto de volta para casa, de bicicleta, acompanhado pelo amigo, que mora no Parque das Árvores.
Devido à demora no serviço de necrópsia no Instituto Médico Legal (IML) de Limeira, o velório de Saturnino só começou às 14h30 desta sexta-feira (15). Por este motivo, o sepultamento foi adiado de ontem à tarde para hoje, às 8h30. “Foi uma opção da mãe, que pediu para deixar para amanhã”, conta Sueli Aparecida Ignácio, tia do rapaz.
Empresa diz que funcionário não estava em horário de serviço
Por e-mail, a Tel Telecomunicações disse à reportagem que lamenta o ocorrido e “que está acompanhando a investigação policial para determinar quais medidas legais adotar”. Na mesma nota, a empresa afirma que no momento do acidente, o colaborador não estava em horário de serviço.
A Tel ressalta, ainda, que “conta com uma equipe de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança responsável pela região de Araras, que atua junto aos colaboradores visando a capacitação destes em atividades relacionadas à preservação da segurança, prevenção de acidentes e direção defensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário